Resumo:
Resenha referente ao artigo "CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO" de Luis Henrique Valenciano Sentanin e Reginaldo José Barboza.
Introdução:
( O que é ser um empreendedor)
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é um processo, que necessita estar em constante desenvolvimento.
Para princípio, todos somos empreendedores, pois ser
empreendedor é ter uma ideia base, e com essa conseguir influenciar e mudar
certo ambiente. Este por sua vez. Deve estar constatemente buscando pelo novo,
pelo conhecimento, pois o mercado se renova a cada momento, e um bom
empreendedor tem que estar atento a tais mudanças. Um bom empreendedor precisa
dominar certos pontos, como:
- Ter capacidade para persuadir terceiros.
- Saber quais são seus principais competidores (produtos/serviços, posicionamento no mercado, pontos fortes/fracos, qual o marketing utilizado)
- Se comparar ao outro, para assim ser o melhor.
- Conhecer muito bem o lugar onde atua, e assim realizar a melhor estratégia de marketing possível.
A pesquisa de mercado é uma análise
que o empreendedor utiliza a pesquisa para ganhar boas oportunidades, e estar
sempre ativo dentro das constantes mudanças.
Com a pesquisa de mercado, vem
questões cotidianas como:
- Porque disse que iria voltar e não voltou/
- Porque não quis o produto?
- Porque preferiu a outra ao invés dessa?
Tal pesquisa de mercado, busca, além das
questões apresentadas acima, analisar os principais competidores: descrição de
seus produtos/serviços, posicionamento no
mercado, suas forças e fraquezas, práticas de marketing utilizadas
(política de preços, canais de distribuição, promoção), fatia de mercado que domina
e participação de mercado (market share).
Efetuar comparação com os
competidores: mostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais
competidores (aqueles com os quais sua empresa compete diretamente, de forma
mais acirrada). A análise de ambiente de negócios
(oportunidades e ameaças) mostra como o mercado se apresenta para a
empresa.
Considerações
Finais:
A empresa que pratica os métodos do
empreendedorismo, se torna mais rentável, fazendo com que os objetivos e metas,
se tornem reais mais facilmente.
As empresas buscarão o diferencial,
buscando diferentes técnicas, para se aprimorarem cada vez mais, podendo assim
satisfazer as necessidades do cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário