segunda-feira, 11 de março de 2013

AS TRANSFORMAÇÕES ATUAIS DOS AMBIENTES DE NEGÓCIOS.


Resumo
 
Esta resenha é referente ao artigo cientifico AS TRANSFORMAÇÕES ATUAIS DOS AMBIENTES DE NEGÓCIOS de André Murilo de Souza Cavalcante, afim de ressaltar seus pontos mais importantes.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade de dar a definição e demonstrar a importância de algumas ferramentas utilizadas pelas organizações para que possa obter sucesso e manter-se a frente de sua concorrência aplicada no mercado atual.
Atualmente, com o mercado de trabalho altamente competitivo, assim, as organizações buscam se destacar e se manter a frente da concorrência, contudo procuram utilizar de estratégias para garantir uma boa posição no mercado, e por isso é necessário que as organizações estudem o cenário atual para que possam estabelecer uma visão.
Sendo assim devem ter uma boa gestão estratégica para que possam obter mais sucesso. Dentre estas estratégias temos a estratégia corporativa, funcional e operacional. Além da criação de objetivos e estabelecendo suas metas para a melhor gestão de suas futuras estratégias de mercado.
Estratégia
Existem várias definições para estratégia, McDonel e Anssof a definem como “uma ferramenta potencialmente muito poderosa para lidar com as condições de mudanças que cercam a empresa hoje em dia”. Ou seja, a estratégia é a ferramenta fundamental para a organização buscar a sua melhoria ou mesmo buscar o maior crescimento frente as suas concorrentes no mercado.
Já segundo Poter: “a essência da formulação da estratégia para a abordagem competitiva é relacionar uma empresa ao meio ambiente competitivo”. Sendo assim, a formulação da estratégia deve ser voltada ao meio ambiente que ela vai disputar, a visão deverá ser direcionada ao seu objetivo.
Cenários
O cenário pode ser definido como um conjunto de características e condições do ambiente externo, esperado ou temido para o futuro, que constitui o pano de fundo para a operacionalização da organização, condicionando sua funcionalidade, suas operações, sua estratégia e, consequentemente, o seu sucesso.
 
Segundo Oliveira (1998)
Cenários são como sondas para o futuro. Seu valor está em sensibilizar os empreendedores para possibilidades que eles dificilmente perceberiam de outra forma.
Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e capacitam os executivos a tomar melhores decisões, em melhor timing.
Ou seja, o propósito essencial de cenários é apresentar aos empreendedores uma imagem significativa de futuros prováveis, em horizontes de tempo diversos.
Estratégia Funcional
Conforme Maximiano (2004) as estratégias funcionais aplicam-se às funções da organização, ou às funções de cada unidade que atua em determinado ramos de negócio. Ou seja, na estratégia funcional o ramo de atividade do setor pode definir os objetivos da organização.
Estratégia Operacional
Segundo Maximiniano (2004), a estratégia ou plano operacional tem como função estabelecer diretrizes específicas sobre como conduzir as atividades no dia-a-dia. 
Observa-se assim que na estratégia operacional é que serão estabelecidas as atividades de serviço, de como realizar e quando realizar.  Ou seja, todas as atividades desenvolvidas no cotidiano da empresa, são de responsabilidade da estratégia operacional
Sendo assim, podemos dizer que a estratégia operacional é uma ferramenta muito importante para que se consiga atingir os objetivos de uma organização.
                             
Elaboração do plano estratégico
O plano estratégico é quem apresenta a definição da missão e dos objetivos organizacionais, assim tendo como base o direcionamento estratégico para realizar bases sólidas de valores morais e éticos, alcansando o sucesso em sua existência. O plano estraégico deve ser renovado sempre, com previsão a longo prazo.
Visão
A visão pode ser definida como a imagem que a organização passa aos seus funcionários e dirigentes . Sendo assim a visão deve ser passada e entendida por todos os componentes da organização. Assim ela obterá maior sucesso e crescimento.
Missão
  A missão da empresa, consiste na razão pela qual a empresa foi criada, entendendo isto, podemos conhecer mais qual necessidade que ela busca satisfazer no mercado. Segundo Oliveira (1998, p. 71) a missão “deve ser estabelecida à razão de ser da empresa, bem como o seu posicionamento estratégico”.Ou seja, qual o ponto que a empresa deseja alcançar.
Objetivos
O obejtivo trata-se da situação em que a organização deseja estar futuramente, tanto em relação aos produtos ou serviços prestados, quanto aos desempenhos economicos e financeiros da empresa. Contudo a  organização deve cumprir todas suas metas para que ela consiga alcançar todos os objetivos desejados.
 
 

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